A falta de segurança a correntistas e funcionários, evidenciada após um assalto com dois gerentes reféns na última segunda-feira, 6, em Andaraí, a 414 km de Salvador, foi o motivo alegado pela Superintendência Regional do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para encerrar, de forma definitiva, as atividades na agência, em funcionamento desde agosto de 1983.
Segundo o superintendente estadual do BNB, Nilo Meira Filho, as atividades serão suspensas na próxima sexta-feira, 10, embora a agência não tenha sido reaberta desde o último assalto. A proposta do banco é realocar a unidade para outro município da região após os 19 mil correntistas, distribuídos em 10 cidades do entorno, retirar os valores depositados e encerrar as contas.
Até que o local da nova agência seja definido, todas as transações, como movimentação, saques, pagamentos e contratos, devem ser feitas no BNB de Itaberaba, a 150 km de Andaraí. “Esse último incidente foi, por demais, traumático e os assaltos têm sido recorrentes na região”, destacou o superintendente.
Nilo sustentou que o fechamento da agência não representará prejuízos á comunidade de Andaraí. Ele reforçou que a medida drástica visa “salvaguardar a segurança, principalmente da clientela”.
“No geral essa decisão corporativa foi tomada para mitigar riscos para funcionários e clientes, visando também precaver incidentes mais graves”, acrescentou Nilo.
Em meio a críticas de moradores sobre a falta de comunicação por parte do banco, o superintendente argumentou que foram afixados cartazes na agência. “A jurisdição não será alterada e que “os clientes serão mantidos, recebendo o mesmo apoio prestado quando do funcionamento em Andaraí”, concluiu.
Protestos – Assim que a notícia começou a circular no município, um grupo de cerca de 2 mil pessoas, protestou em frente a agência.
“A população entende que a diretoria do banco tomou uma decisão arbitrária. Não houve sequer consulta á população sobre o fechamento”, protestou a diretora de gestão institucional da Secretaria Municipal de Educação, Loize Menezes. “O que sabemos é que um representante da superintendência do banco veio até a cidade e comunicou a decisão de fechar a agência, que beneficia toda a população pois é a única da cidade”, continuou.
Contrário à decisão do banco, o prefeito do município, Wilson Paes Cardoso (PSB), disse que a procuradoria jurídica da Prefeitura provocou o Ministério Público para reverter a situação e manter o banco em funcionamento. “A superintendência do BNB está na contramão do governo Dilma”, discursou. “A Prefeitura é que está arcando com as passagens e alimentação dos aposentados que são forçados a procurar outras agências fora daqui”, continuou.
Além de Andaraí, a agência atende Itaetê, Mucugê, Nova Redenção, Barra da Estiva, Ibicoara, Jussiape, Boninal, Piatã e Abaíra.
Assalto – Cinco homens encapuzados e armados assaltaram a agência por volta das 10h30, em pleno horário de pico já que era dia de pagamento de aposentados e pensionistas.
Na fuga, eles fizeram reféns o gerente geral da agência, André Carvalho, e o gerente de negócios, Haroldo Souza, que foi amarrado no capô do veículo Citroen C3 para servir de escudo humano. André Carvalho foi trancado no porta-malas.
Os dois foram liberados na localidade Ponte de Sartén (a 10 km da cidade). A quantia roubada não foi divulgada pelo banco e o veículo foi encontrado abandonado e sem placas na terça, na localidade de Itaguaçu.