O juiz de infância e juventude de Itabuna, Marcos Bandeira, determinou o início da procura pela família do bebê abandonado na cidade na madrugada da última quarta-feira, 24. Uma equipe formada por pedagoga e assistente social vai tentar localizar um parente da criança e inserir o menino de aproximadamente nove meses na família. A mãe do bebê não foi identificada e, se nenhum parente for localizado até a próxima semana, o juiz vai encaminhar a criança para adoção.
O bebê foi encontrado por um rapaz que passava pela rua Maria Olívia Rebouças, que fica próxima a um posto de combustível. Ele avisou o fato ao frentista Adailton Martins dos Santos, que recolheu a criança e comunicou o fato à Polícia Militar (PM). De acordo com o frentista, o menino estava sem roupa, enrolado em um lençol e dentro de uma sacola.
Ele foi levado para o Hospital Manoel Novaes, onde foi medicado e ficou até a manhã do dia seguinte. De acordo com os médicos, a criança está bem de saúde. O Conselho Tutelar do hospital encaminhou o menino para a entidade S.O.S Canto da Criança, que abriga crianças em estado de abandono. A monitora da unidade, Edna de Jesus Faustino, disse que o bebê, que recebeu o nome de Ivan, está dormindo e se alimentando bem.
Se a mãe do menino for identificada, vai responder por abandono de incapaz, de acordo com o juiz. Este crime prevê pena de menos de três anos. O Ministério Público da Bahia (MP) também pode entrar com ação destituindo a guarda dela.
*Com redação de Paula Pitta | A TARDE On Line