Os pais que abandonaram as filhas de 7 e 11 anos em um veículo, durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Senhor do Bonfim, a 375 km da capital, são procurados pela Polícia Federal de Salvador por tráfico de drogas.
Edgard da Silva Santos e Jucilene Alves dos Santos fugiram, enquanto os policiais rodoviários checavam a documentação do veículo e do motorista no sistema de computação na noite de terça-feira. Segundo a PRF, os dois têm várias ocorrências, incluindo tráfico de drogas. O carro, um Ford Fiesta de placa JNO-2559 de Salvador, está em nome de Fernando Marques de Souza e não tem restrição de roubo.
Na manhã desta sexta-feira, 3, a Polícia Federal em Salvador entrou em contato com a PRF em Senhor do Bonfim e informou que o casal esteve preso por tráfico e possui mandados de prisão expedidos contra os dois. As crianças que acompanhavam os pais foram deixadas para trás com um rapaz de nome Cosme da Silva Santos, que disse ser tio delas e irmão de Edgard.
PROVIDÊNCIAS – Como as duas meninas não estavam de posse dos documentos de identificação ou registro de nascimento, o Conselho Tutelar foi chamado para tomar providências. “Atendemos ao chamado da PRF e fomos até o posto na BR-407. Depois de ouvir a explicação da polícia, pedimos os documentos de Cosme que não possuía restrições com a Justiça”, esclareceu a coordenadora do Conselho Tutelar de Senhor do Bonfim, Dária de Moraes.
Ela conta que, com a ausência da documentação, foram feitas perguntas decisivas, como nome de parentes, endereços da família e número de pessoas que moram nas casas onde vivem para detectar se falavam a verdade. “Criamos nomes fictícios de parentes para testar a veracidade das informações. Além disso, Cosme apresentou o nome de uma tia que mora em Senhor do Bonfim e que enviou dois advogados para cuidar do caso. Só depois de todo este processo e de observar a relação de segurança que as crianças mantinham com o tio e com o conhecimento da polícia nós permitimos que as crianças fossem liberadas com Cosme”, assegura a coordenadora.
Os pais, que fugiram pelo matagal próximo ao posto da PRF na BR-407 na entrada de Senhor do Bonfim, estavam vindo do sítio de amigos em Juazeiro e iam para Salvador onde moram. A Polícia Civil está à procura dos dois na região.