As chuvas que atingem o município de Feira de Santana desde a noite de quarta-feira, 8, já começam a causar prejuízos para a população. Os estragos ainda estão sendo oficialmente contabilizados, mas já há registros de alagamentos em domicílios situados em diversos bairros, perda de bens por parte de várias famílias e danos nas vias da cidade.
Na quarta, a chuva caiu em maior proporção causando medo e desespero, principalmente nos bairros periféricos. Até esta manhã, não havia desabrigados, mas muitas casas foram invadidas pela enxurrada, o que fez com que moradores passassem toda a madrugada tentando retirar a água dos imóveis.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, estão sendo mantidas equipes de prontidão para atender as solicitações relacionadas a transtornos causados pela chuva.
Em apenas um dia, choveu mais em Feira de Santana o previsto para todo o mês de dezembro. A análise é da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que registrou 72 mm de chuva somente na sede do município, em menos de 24 horas, contra a previsão de uma média de 70 mm de chuva para todo este mês.
A Estação Climatológica prevê mais chuvas com trovoadas nos próximos dias.
As vítimas das chuvas podem recorrer aos seguintes órgãos:
SOS chuva: (75) 8844-5209
Defesa Civil: (75) 3604-0562
Departamento de Limpeza Pública: (75) 3603-7778
Desenvolvimento Urbano: (75) 3602-4567