O dia mundial da água, festejado oficialmente dia 22 de março, será comemorado neste sábado, 17, no distrito de Sítio Grande, município de São Desidério (a 860 km de Salvador), por moradores das comunidades ribeirinhas radicadas nas bacias hidrográficas dos rios Grande e Corrente, que já foram impactadas ou que temem a construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).
Rica em recursos hídricos, a região oeste da Bahia tem 62 PCHs cadastradas no inventário da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com a engenheira agrônoma Edite Souza, coordenadora de Meio Ambiente da Agência 10envolvimento, isso significa que a região tem este potencial de geração de energia, sendo que três PCHs já foram construídas e estão em funcionamento.
Ela destaca, no entanto, que “de fato sabemos que, extraoficialmente, tem bem mais projetos em andamento do que isso, o que é muito preocupante não apenas na questão ambiental, mas também na questão social, porque as famílias que são desalojadas, nem sempre recebem o valor real da terra, e muitas se desagregam totalmente depois que são obrigadas a deixa suas casas na zona rural e mudam para as periferias das cidades”, diz Edite, enfatizando que “outras formas de geração de energia devem ser estimuladas, como a solar e eólica minimizando os impactos sobre a população”.
O evento deste sábado, que acontece no Centro Comunitário, próximo da margem do rio Grande, terá início ás 18h com troca de experiências entre as comunidades ribeirinhas dos rios Grande e Corrente (ambos afluentes da margem esquerda do rio São Francisco).
Lançamentos - O documentário “Das Águas Gerais – Resistência de um Povo” do Movimento dos Ameaçados e Atingidos de Barragens da Bacia do rio Corrente será lançado a partir das 19h. Em seguida acontece o lançamento do filme “Corrente das Águas – Vale enCerrado” do geógrafo correntinense Leandro Caetano. Para finalizar, uma festa ribeirinha anima os presentes ao som de cantigas, chulas, samba de roda e modas de viola.