O estado de saúde do menino Ruan Barbosa Moreira, 2, que está internado com dengue hemorrágica há dois dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro (709 km de Salvador), no extremo sul da Bahia, exige transferência para uma UTI neonatal, mas o garoto enfrenta dificuldades para encontrar vaga em outras unidades. O município de Porto Seguro não oferece o serviço, nem a cidade natal da criança, Itabela.
As secretarias de saúde de Porto Seguro e Itabela se articulam para fazer com que a criança seja transferida, mas informam que estão com dificuldade de encontrar vagas. A família do menino está desesperada, segundo conta a tia dele, Gabriela Ferreira Moreira, 24.
“Ele está colocando sangue pela boca e pelos ouvidos. Desde ontem [quarta-feira] que não o vemos mais. Ele está na UTI de adulto. As plaquetas estão em 9 mil mm3 [o normal é entre 140 mil e 400 mil mm3 plaquetas no sangue]. Dizem que não há bolsas de plaquetas na região para repor. Precisamos de ajuda”, afirmou. O caso já foi confirmado pela Vigilância Epidemiológica local.