O Dia Mundial da Saúde foi lembrado nesta quinta-feira, 7, em Juazeiro com ações educativas sobre as DST/HIV/AIDS e hepatites virais para as mulheres no Centro de Saúde III das 9h às 13h. Dando continuidade às festividades que marcaram o Dia Internacional da Mulher - 8 de março, também foram feitas homenagens à comunidade feminina. Cerca de 50 mulheres participaram de palestras educativas e reflexivas referentes a saúde da mulher e prevenção da DST.
Ainda foram oferecidos gratuitamente testes rápidos para detecção do HIV e hepatite C e momentos lúdicos e de acolhimento ao público feminino, através de música, dinâmicas, distribuição de rosas e sorteio de brindes. Realizado pelo Centro de Informações em DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais do município (CIDHA), o evento, segundo a supervisora Zilene Freitas, é de muita importância para o público feminino.
Há uma grande preocupação com o crescimento do número de mulheres infectadas com o HIV em Juazeiro. De 2009 a 2010 houve aumento de 61% de casos. Dos 492 registrados, 177 são em mulheres, explica.
Desses 177 casos de AIDS em mulheres, 115 são de mulheres de Juazeiro e 62 de outros municípios da região Norte. A faixa etária de maior incidência é de 20 a 34 anos, seguida de 35 a 49 anos, e a categoria de maior exposição ao problema é a heterossexual.