A equipe do Núcleo de Operações Especiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), formada por 23 homens, em patrulha por rodovias e zona urbana de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, recebeu na noite de sexta-feira, 10, o apoio de 90 soldados do Exército de Feira de Santana e de um contingente da Força Nacional de Segurança Pública, além de um helicoptero desta mesma corporação.
A eles se somam, ainda, algumas viaturas das companhias independentes de Polícia Militar e da CIPE Sudoeste, antiga Companhia de Ações Especiais e Gerais (Caesg), todos em atividade para garantir a segurança no terceiro maior município do Estado, com mais de 310 mil habitantes, até que seja encerrada a greve da PM.
Na noite de sexta-feira, em uma das primeiras ações após seis dias de inatividade, os policiais da Caesg entraram em confronto com uma dupla de bandidos após assalto a um supermercado no Bairro Alto Maron.
Um dos homens se entregou e o outro acabou sendo baleado e encaminhado ao Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no pronto-socorro.
Com o reforço policial, o comércio retomou as atividades e as instituições de ensino anunciam que podem reabrir as portas na próxima segunda-feira. O efetivo policial militar de Conquista é de, aproximadamente 700 pessoas, porém pouco mais de 30% decidiram renunciar ao movimento grevista. Os líderes também desocuparam a frente da sede da Caesg, após uma semana de manifestação.