Cerca de 90 ocorrências deixaram de ser registradas em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, devido a greve dos policiais lotados na 10ª Coordenadoria Regional do Interior. O atendimento ficou restrito aos flagrantes e levantamento cadavérico.
Enquanto durou o movimento, seis homicídios ocorreram em Conquista. Até o momento, nenhum deles foi elucidado. Com a suspensão da greve, aos poucos, a situação se normaliza no setor de registros e no plantão central, mas muita gente tem desistido de aguardar atendimento, alegando demora.
As visitas de familiares à carceragem, que estavam sendo controladas por motivo de segurança, também voltaram a ocorrer normalmente. Uma vítima de arrombamento, que disse ter perdido mais de R$15 mil em equipamentos eletrônicos, revelou que há mais de uma semana tenta comunicar o fato oficialmente para buscar providências e não consegue. “A essa altura, o bandido já está tentando roubar mais outra vítima”, ironizou.
A situação só não foi mais grave porque a coordenadoria montou um plano estratégico para sufocar qualquer tentativa de fuga ou motim nas carceragens do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), no bairro Jurema e na 1ª DP, no Alto Maron.
Quando os policiais civis ainda estavam mobilizados, na quarta-feira, 17, os presos das quatro celas do Disep iniciaram um protesto e tentaram agredir uns aos outros. O princípio de rebelião foi contornado pela PM e por membros do Conselho Penal.
A greve em Conquista atingiu mais de 80 policiais, que se concentraram em frente à sede do Disep. Nas demais unidades policiais, como Complexo Policial e 1ª e 2ª delegacias, a movimentação foi fraca, mas os usuários dos serviços eram informados da greve por meio de faixas e cartazes.
BRUMADO – A volta ao trabalho dos agentes lotados na 20ª Coorpin, em Brumado (654 km de Salvador), coincidiu com a desarticulação de um esquema que explorava jogos de azar na cidade.
Além de 19 máquinas caça-níqueis, três caminhonetes e um gol, os policiais apreenderam três motocicletas, cartelas de bingo e bilhetes de loteria instantânea (raspadinha), uma espingarda tipo carabina, um revólver calibre 38 com 15 cartuchos, uma máquina de contar dinheiro, 40 placas de computador e cerca de R$16 mil em dinheiro.
O coordenador da operação, delegado Elvander Rodrigues, informou que a ação foi em cumprimento a nove mandatos de apreensão. Foram vasculhados nove pontos, incluindo depósitos, sedes de fazendas, casas residenciais e estabelecimentos comerciais. Não houve prisões, porém dez pessoas que estavam nos locais foram encaminhadas à delegacia para serem ouvidas e liberadas em seguida.