A 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior (CORPIN), com sede em Teixeria de Freitas, está à procura de três jovens moradores de Medeiros Neto (a 893 km de Salvador, no extremo sul do Estado) desaparecidos desde o dia 16 deste mês.
Robson Ferreira, 17, Sílvio Dionísio, 22, e Elisângela Silva, 26, todos de famílias de baixa renda, foram vistos pela última vez no bairro Casas Populares, em Medeiros, dentro de um Gol (JRP 6704), localizado dia 25 na BR- 101, a 20 km de Itamaraju.
Os jovens, quando sumiram, estavam em companhia de Edenilton Batista de Jesus, 31, encontrado morto na manhã do dia seguinte ao sumiço, próximo ao povoado da Balança, com um tiro na cabeça oriundo de arma de grosso calibre, segundo a polícia.
Elisângela Silva é namorada de Silvio, que estava com o Gol, e tia de uma menina de 3 anos, filha de Edenilton, que era foragido do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas pela prática de dois homicídios e envolvimento com o tráfico de drogas na região.
Robson era amigo de Edenilton, o qual teria pedido para o adolescente chamar Silvio para levá-lo a uma festa no povoado da Balança, a cerca de 5 km de Medeiros Neto. O veículo usado estava locado e pertence a um homem conhecido como “Nô da Sanfona”.
Uma pessoa, cuja identidade não foi revelada, teria dito à Polícia Civil que Policiais Militares raptaram os jovens e Edenilton, cujo corpo foi encontrado com as mãos amarradas para trás com a própria blusa.
SEM CONDIÇÕES – O delegado de Medeiros Neto, Gean Carlos Nascimento, disse que os jovens não tinham passagens pela polícia. O caso – informa Nascimento – está sendo investigado pelo delegado Neles Araújo, coordenador da 8ª Corpin.
“Não temos estrutura para fazer esse tipo de diligência. Só temos dois agentes, uma viatura e recebemos R$ 300 de gasolina por mês. Para se ter uma idéia, nem tivemos como ir ao local onde o Gol foi encontrado”, relatou Nascimento.
O delegado Neles Araújo informou que tem recebido denúncias anônimas de que policiais militares teriam abordado os jovens quando eles iam para o povoado da Balança e realizado uma execução.
“Se foi isso, os outros jovens podem ter sido mortos por queima de arquivo porque viram a cena. Mas não está nada confirmado”, disse Araújo, que estranhou o fato de nada ter sido retirado do veículo onde estavam os jovens e Edenilton.
“Queremos que eles apareçam, seja vivos ou mortos. Mas que essa agonia acabe logo”. Assim resumiu o sentimento da família de Elisângela Silva, a dona de casa Gildete Martins, 45, irmã da desaparecida e avó da filha de Edenilton. “Está entregue a Deus”.
EUNÁPOLIS – Rodrigo de Jesus Souza, 18 anos, foi morto com três tiros na noite desta quinta-feira (29) na porta de uma lan house a 300 metros da sua casa, no bairro Diná Borges, em Eunápolis (643 km de Salvador). Havia 21 dias sem homicídios na cidade.
Dois homens chegaram em uma moto e atiraram à queima-roupa. O jovem, atingido na cabeça e nas costas, morreu na hora. Informa a polícia que Rodrigo foi preso por porte de maconha em 7 de janeiro do ano passado junto com mais três adolescentes.
A polícia investiga o fato e suspeita que tenha a ver com o tráfico de drogas. A família do jovem o defendeu afirmando que ele era trabalhador. “Meu filho não era envolvido com essas coisas. Ele era muito trabalhador“, disse dona Anita Borges de Jesus, 38.