Será realizada neste sábado, 17, às 17h a I Conferência sobre Drogas do Norte da Bahia no auditório da Univasf, em Juazeiro (500Km de Salvador), numa parceria da secretaria da saúde e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O evento é gratuito e marca a abertura oficial do projeto do Centro Regional de Referência para Educação Permanente e formação dos profissionais de saúde em crack, álcool e outras drogas.
O público alvo são todos os profissionais que trabalham nos centros nos municípios de Juazeiro, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Sento Sé, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho, Uauá, Paulo Afonso, Abaré, Chorrochó, Glória, Macureré e Rodelas. Durante a Conferência será apresentada a proposta do curso que será direcionado para os profissionais e que terá duração de 12 meses.
A primeira etapa do curso será realizada até janeiro de 2012 e direcionada para os médicos da atenção básica, que receberão treinamento com tema sobre aperfeiçoamento sobre o uso abusivo de crack e outras drogas. A inscrição é gratuita. Nas etapas posteriores os profissionais dos hospitais, agentes comunitários e demais profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS), também serão beneficiados com a capacitação.
Os temas abordados serão: A atenção de usuários de crack e outras drogas, Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas e Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas. O curso vai acontecer no campus da Uneb e no Centro de Saúde III localizado na avenida Carmela Dutra, orla de Juazeiro. O projeto tem apoio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Governo Federal), Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e da prefeitura de Paulo Afonso.