Cerca de 3 mil animais, negócios estimados em torno de R$ 20 milhões, leilão de elite Nelore e participação de criadores e expositores de 40 municípios baianos e outros de 16 Estados brasileiros. Estas são previsões dos organizadores da Expoconquista 2007 versão da que seria a 41ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do município , marcada para o período de 17 a 25 próximos.
Para César de Andrade Oliveira, vice-presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), organizadora da feira, a Expoconquista já integra o calendário nacional de exposições. "Isso coloca Vitória da Conquista na posição de vanguarda no moderno e competitivo cenário corporativo do agronegócio sem fronteiras", disse, otimista.
A mostra de Conquista, 509 quilômetros a sudoeste de Salvador, reúne ainda a 5ª Exposição Nacional e a 4ª Feira Coopmac e Sebrae, no Parque Teopompo de Almeida, com 190 mil m² de área. Serão 62 boxes para caprinos e ovinos e outras 410 baias para cavalos das raças Mangalarga Marchador, Quarto-de-Milha, Appaloosa, Campolina e mais pôneis e piquiras. O gado bovino será exposto em sete pavilhões em alvenaria, com 484 argolas e 98 currais. Creditamos o crescimento da exposição à organização e ao aporte de recursos dos bancos do Brasil, do Nordeste e Bradesco, para financiar a compra de animais, máquinas e equipamentos, destacou Ronaldo Leite, diretor-executivo da Coopmac.
Este ano, a promoção traz novidades para os que buscam entretenimento e boas acomodações.
Os espaços para alimentação sera rão distribuídos por todo o parque, que terá, ainda, tenda eletrônica (boate) e um cinema, do Projeto Janela Indiscreta, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
A Expoconquista contará com participação de empresas, entidades assistenciais de vários setores do comércio, indústria e serviços, a exemplo de produtos agropecuários, máquinas e implementos agrícolas, empresas de comunicação, instituições financeiras e concessionárias.
Entre as instituições e órgãos públicos estão Uesb, Prefeitura de Conquista, polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil, Ibama, Secretaria da Agricultura do Estado e Ministério da Agricultura.
FEIRA DE NEGÓCIOS Pela quarta vez consecutiva será realizada a Feira Coopmac Sebrae, um espaço para exibição e comercialização de bens e serviços que se estende por uma área de 3 mil metros quadrados, com 116 estandes, praça de alimentação e espaço pasera shows culturais.
Durante a Expoconquista serão realizados cursos e palestras voltados aos produtores, criadores de animais, vaqueiros e outros ligados ao homem do campo. Cursos como o de doma racial, casqueamento, ferrageamento, correção ou apruma e treinamento de vaqueiros estão entre os mais procurados. Outros são Apresentação de produtos veterinários, Desafio da Mineralização, Importância do concentrado para vacas de leite, além de palestras e cursos com representantes do Sebrae e da Uesb.
O leilão de bovinos e eqüinos, com destaque para as raças Nelore e Mangalarga Marchador, também tem espaço garantido. De acordo com a direção da cooperativa, mais de 300 animais devem ser leiloados no Tatersal Larissa Cavalcante, em três pregões. O primeiro, será dia 24, à tarde, sob a responsabilidade da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda). Serão fêmeas e machos de gado Nelore e exemplares de Guzerá. Na noite do mesmo dia será o leilão de cavalos Mangalarga Marchador.
No domingo, 25, haverá o tradicional leilão de Qualidade Nelore, com tourinhos, fêmeas PO e bezerros e bezerras para recria. Este ano, a raça Mangalarga Marchador será homenageada Na área de eventos estarão se apresentando, sempre a partir das 22 horas, Alessandro San, Tirana Seca, Calcinha Preta, Trio Capu de Fusca, Companhia do Calypso e Forró Anjo Azul. No interior do parque de exposições, estandes estarão garantindo a apresentação de artistas locais nos mais variados estilos, com destaque especial para o forró e a música sertaneja. Uma das atrações sempre presentes na Expoconquista é o parque de diversão.