Foi confirmado nesta sexta-feira, 3, o primeiro caso de gripe A (H1N1) na cidade de Porto Seguro (a 709 km de Salvador), no extremo sul da Bahia. Segundo dados da Secretaria de Saúde de Porto Seguro, uma argentina de 35 anos, moradora do distrito de Arraial d’Ajuda foi contaminada pelo vírus da gripe suína, como a doença ficou conhecida. Ela ficou internada em isolamento por quatro dias no Hospital Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, e foi liberada na última segunda-feira, 29, por apresentar melhora de saúde.
De acordo com o secretário de Saúde, Roberto Cherém, a argentina está em casa. “Ela não corre o risco de contaminar ninguém. Esse perigo já passou”, disse Chérem. A mulher trabalha como recepcionista de hotel em Arraial d’Ajuda e chegou em Porto Seguro no dia 21 de junho, às 1h45, em um voo da TAM. Neste mesmo dia, às 17h, chegou à cidade uma turista de 40 anos, também argentina e com suspeita de gripe A. Ela também chegou a ficar internada em isolamento no hospital, mas foi liberada com a melhora do estado de saúde. O resultado do exame deste segundo caso ainda não foi divulgado.
Há expectativa também para a divulgação do resultado dos exames de uma mulher e seu filho, ambos uruguaios e hospedados no Hotel Club Med, localizado em Trancoso, distrito de Porto Seguro.
CONTROLE - A partir deste mês, passageiros de voos internacionais só poderão desembarcar na cidade após assinar uma declaração de saúde do viajante. “As declarações de saúde ficarão no avião. Esse controle é importante porque facilita o trabalho da gente”, explica o chefe do posto Aeroportuário e Portuário da Anvisa em Porto Seguro, Márcio Pires.
Um voo charter do Uruguai para Porto Seguro foi cancelado neste fim de semana. Atualmente, o aeroporto da cidade está sem receber voos internacionais, mas estão previstos voos charteres da argentina no dia 12 e da Itália no dia 15.