O dia mundial do Meio Ambiente em Feira de Santana foi comemorado nesta terça-feira, 5, com um Seminário sobre Tecnologias em Resíduos. O evento que reuniu estudantes, ambientalistas e profissionais envolvidos com as questões ambientais discutiu entre outros assuntos a transformação do aterro sanitário em centro de transferência em resíduos e espaço de aprendizado e formação de técnicos.
“Este projeto vai favorecer a realização de todas as atividades voltadas para preservação e manutenção do meio ambiente. Projetos como este são de extrema importância para que estejamos preparados para adotar medidas e tomar decisões acertadas com relação à questão ambiental”, avaliou o prefeito Tarcizio Pimenta.
Durante o evento foram ministradas as palestras “A modernização da gestão municipal dos serviços de limpeza urbana”, com o secretário municipal de Serviços Públicos Alexandre Monteiro. O modelo de Parque Tecnológico de Foz do Iguaçu foi tema da palestra do secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Aristóteles Rios.
O professor Luiz Mário Lima proferiu a palestra “A proposta do CTR – Centro Municipal de Transferência em Gestão de Resíduos”. Durante o evento, o público pode conferir a exposição de objetos confeccionados durante oficinas promovidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) com materiais recicláveis.
“O objetivo é relembrar aos visitantes a importância da reciclagem de materiais, uma vez que a produção de lixo tem aumentado com o crescimento populacional” explica Ivanara Bastos, bióloga do departamento de educação ambiental da Semam.