Suspeito de participar de uma quadrilha de roubo a malotes no recôncavo baiano, o agente de saúde Paulo José de Oliveira Matos, 34 anos, está sendo investigado por agentes do Serviço de Investigação da 4ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil (4ª Coorpin), de Santo Antônio de Jesus (a 185 km de Salvador). Segundo informações do delegado titular da 4ª Coorpin, Glauber Ushiyama, o agente de Saúde foi preso em casa, dia 27 de julho, e com ele a polícia apreendeu diversas folhas de cheques já compensadas. “Suspeitamos que ele ia fraudar, ou seja, adulterar os cheques com os dados já existentes. Durante as investigações, vamos checar também como essas folhas de cheques já compensadas nos bancos da cidade foram parar nas mãos dele”, contou o delegado.
O agente de saúde é suspeito de levantar as informações sobre a movimentação de empresas e postos de combustíveis da cidade, sobre os locais e indicar os melhores alvos para a quadrilha especializada em roubos de malote que age na região. Ele foi entregue por um dos comparsas. Há 20 dias, o funcionário de um posto foi surpreendido por dois bandidos quando levava o malote para depósito. O malote desse mesmo posto foi roubado três vezes e do mesmo modo.
“Alguns dos cheques do posto, reconhecidos pelo dono, estavam em poder do Paulo José. Mesmo negando participação, ele foi delatado pelo aposentado José Raimundo Lima, outro integrante da quadrilha, que foi preso em Santo Antônio no último dia 25 de julho e está custodiado em Salvador”, explicou o titular Glauber Ushiyama.
O delegado salientou que Paulo José de Oliveira Matos foi autuado em flagrante por receptação de cheques roubados, conduzido para a delegacia, onde foi ouvido e depois liberado após pagar fiança. “Ele vai responder em liberdade. Não confirma a participação no roubo dos malotes. Como o crime de receptação é afiançável, após pagar o equivalente a três salários mínimos, o liberamos. Apesar disso, vamos investigar o envolvimento dele, por isso apreendemos um computador para ser periciado”, afirmou Ushiyama.