Dona Canô, matriarca da família Veloso, completa 105 anos no próximo domingo, 16, e em Santo Amaro da Purificação (a 79 km de Salvador), a família já está nos preparativos para a comemoração, que sempre atrai amigos, famosos e movimenta a cidade. Esse ano, o padre Reginaldo Manzotti irá celebrar missa às 10h e também cantar para os presentes na Igreja Matriz da Purificação.
A festa esse ano será reduzida. A intenção dos filhos é preservar Dona Canô. "Pretendemos fazer uma comemoração mais íntima para 150 pessoas, diminuindo as comemorações para preservarmos a saúde dela", disse o filho Rodrigo Veloso, que mora em Santo Amaro e sempre fica à frente da organização da festa. Como acontece todos os anos, Dona Canô começará a celebração da data com um café-da-manhã reservado a parentes e amigos próximos, na casa onde mora, na Avenida Viana Bandeira. Caetano Veloso e Maria Bethânia, além dos cinco filhos, netos e bisnetos, além de amigos participam da festa.
Após a missa, numa área externa em frente à entrada principal da Igreja, será oferecido um café para amigos, familiares e vizinhos que todo ano prestigiam o aniversário de Dona Canô. O tradicional caruru de cinco mil quiabos, este ano, foi substituído por um de 500, reservado apenas para familiares e convidados. "Tudo muito íntimo porque a celebração aberta será a missa na Igreja da Purificação", explicou Rodrigo Veloso.
Ainda segundo Rodrigo, apesar da programação ser restrita, não significa que as comemorações pela passagem de ano de Dona Canô percam o brilho. "A gente planeja, mas nem sempre sai o combinado. Aparece um amigo de longe, um artista, meus irmãos sempre trazem amigos também e acaba se tornando uma grande festa em Santo Amaro. Mesmo minha mãe insistindo, não dá para abrir as portas de casa, pois não cabe tanta gente. Se deixar, ela quer abraçar todo mundo", revela.