Estudantes baianos vão participar da 15ª Competição SAE Brasil de Aerodesign que acontece entre os dias 24 e 27 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo.
Serão 190 alunos de engenharia de 11 instituições de ensino da Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Eles trabalham na construção de 13 aeronaves, em escala reduzida e radiocontroladas.
Este ano, 105 equipes se inscreveram, contra 98 em 2012. As equipes são oriundas do Brasil, México, Venezuela e Peru, sendo um total 1.450 participantes entre estudantes, professores orientadores e pilotos.
A Bahia será representada por duas equipes: a Axé Fly da Universidade Federal da Bahia; e a F-Carranca, da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Formada por 15 estudantes, a F-Carranca, participa pela segunda vez.
Em 64º lugar em 2012, a equipe trabalhou na redução do peso com aplicação de materiais mais leves e eficientes, além do uso de rolamentos nas rodas, para aumentar a velocidade durante a decolagem e suportar aumento da carga. Com isso, a aeronave está quase 50% mais leve. Pesa 2,8 kg e consegue transportar cargas de até 8 kg."Este ano as expectativas são ótimas", diz Anderson Almeida, capitão da equipe.
A competição tem três categorias de aeronaves: Classe Regular (76 equipes inscritas), Classe Advanced (6) e Classe Micro (23). O objetivo é que cada aeronave transporte o maior peso de carga durante o voo, de acordo com a categoria. As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE Brasil.
Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores as pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2014, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE Brasil é afiliada.