O Ministério Público da Bahia (MP-BA) deflagrou operações nesta quarta-feira, 5, para cumprir 11 mandados de prisão em Sobradinho e Juazeiro, na região norte do estado, contra o tráfico de drogas e exploração sexual infanto-juvenil. Cinco mandados foram cumpridos pela Polícia Civil durante a "Operação Vila Joaquim".
A maioria dos mandados foram cumpridos no município de Sobradinho. Ao todo foram 32 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão. Um dos mandados de prisão foi cumprido em Juazeiro. Além disso, duas adolescentes de 17 anos foram ouvidas na Delegacia de Polícia de Sobradinho (DPOL), e em seguida liberadas.
A operação do MP, intitulada "Velha Infância" e "Não ao 4´20´´, contou com a participação das promotoras de Justiça Daniele Cochrane, de Sobradinho, e Aline Curvêlo, de Remanso, além do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco) e do Núcleo de Inteligência Criminal (NIC). No total foram apreendidas duas pistolas, um revólver e uma espingarda tipo bate-bucha, além de uma pequena quantidade de crack, maconha, e de munições de 38, 40, 762 e 223.
Segundo a promotora de Justiça, Daniele Cochrane, as investigações vinham sendo realizadas há cerca de quatro meses no município e foi possível atestar vínculo entre o tráfico de drogas e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Ainda segundo a promotora três mandados de prisão não foram cumpridos por não terem sido encontradas as pessoas, que agora são consideradas foragidas da justiça.