Unidade funcionou como emergência durante 36 anos
O hospital João Batista Caribé, localizado no bairro de Coutos, subúrbio ferroviário, será reformado, ampliado e transformado em unidade de referência para o atendimento às mulheres.
O anúncio do governo estadual foi feito na manhã de domingo, 23, durante vistoria da unidade feita pelo governador Rui Costa, secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e uma equipe da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder). Eles percorreram as instalações da unidade e verificaram as áreas destinadas à construção de novos setores.
A intenção é que o projeto de reestruturação e ampliação vislumbre a utilização dos espaços laterais e traseiros do terreno para a construção de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e de um berçário para bebês de alto risco.
Além disso, estão previstos no projeto o aumento do número de leitos obstétricos e cirúrgicos para atendimento de mulheres que serão submetidas a procedimentos de histerectomia, mastectomia e demais procedimentos ginecológicos.
Após a reforma, a unidade hospitalar deverá atender não apenas à população do subúrbio, como também de outros municípios.
"A Região Metropolitana de Salvador estava bastante carente de um investimento na área materno-infantil e na área de atenção à mulher", afirmou o secretário da Saúde.
Histórico
Inaugurado em 1979, o hospital João Batista Caribé funcionou durante 36 anos como unidade de emergência e pronto-atendimento em diversas especialidades.
Em 2014, o perfil da unidade foi modificado. Atualmente, o hospital público possui 62 leitos de internamento para cirurgia ginecológica, unidade neonatal intermediária, serviço social, além de serviços laboratoriais - urina, sangue e testes de HIV e sífilis.
A unidade também realiza partos, atendimento pós-aborto espontâneo, serviço de imagens e planejamento familiar, incluindo ligadura de trompas.