Reabertura do mercado está marcada para maio próximo
O Mercado de Arte Popular (MAP) de Feira de Santana (a 109 km de Salvador) continua fechado. Agora, a previsão para ser entregue à população é na segunda quinzena de maio, quando as obras devem ser concluídas.
É a quarta vez que a data provável para finalização das obras e abertura do mercado é modificada. Inicialmente, seria em julho de 2014, depois foi transferida para dezembro daquele ano e, posteriormente, para janeiro deste ano. Com o impasse, os 97 comerciantes e artesãos reclamam dos prejuízos causados pela imprevisibilidade da conclusão do empreendimento.
Localizado na Praça da Bandeira, no centro de Feira de Santana, o Mercado de Arte Popular (MAP) fechou as portas em janeiro de 2014 para reformas. Os comerciantes do MAP foram relocados para 100 boxes em três galpões instalados na rua Olímpio Vital, ao lado do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), da Estação de Transbordo e do Centro de Abastecimento.
Compromisso
Segundo o presidente da Associação do Mercado de Arte, Ronildo Carlos Silva Ramos, as vendas caíram 50%. "Faz um ano e três meses que saímos do local de origem, que é no coração da cidade, e estamos num local provisório. As vendas caíram e há muito desânimo diante das mudanças do prazo de entrega do equipamento", diz
Construído entre 1912 e 1915, o MAP foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac), em 1992. No local, são oferecidos artesanato, comidas e bebidas regionais e serviços.O secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, que admite o atraso nas obras, alega que o material apresentado pela empresa executora da obra não atendia ao edital, o que foi corrigido. "Mas entre 15 a 20 de maio entregaremos o MAP reformado", garantiu.