A novena preparatória para a festa de São Jorge, um dos padroeiros de Ilhéus, distante a 452 km de Salvador, será encerrada nesta quarta-feira, 22, à noite, na igreja matriz dedicada ao santo guerreiro. A comemoração acontece na quinta, 23, com alvorada, missas festivas às 7h e 9h30, além de caminhada a partir das 16h30.
Iniciada dia 14 de abril, a novena, que comemorou os 50 anos do Concílio Vaticano II, é uma tradição dos católicos de Ilhéus nas datas especiais conforme a professora Jeorgia Pimenta, 47 anos. "Meu nome é uma homenagem dos meus pais à São Jorge, que sempre tiveram muita devoção por ele e me passaram esta mesma fé", disse ela, que não perdeu nenhuma noite do novenário.
Conforme o pároco da igreja matriz, Padre Almiro Sena, conhecido como Pe. Miro, durante a novena diversos grupos da comunidade local refletiram sobre temas pertinentes à fé cristã e o contexto atual, "com a participação dos corais da Vitória, Só o Amor Constrói, Dom Eduardo, Ava, Celebrai e Grupo dos Homens".
Além de São Jorge, Ilhéus tem como padroeira a Nossa Senhora das Vitórias (15 de agosto). Já São Sebastião (20 de janeiro) é padroeiro da catedral diocesana e dos estivadores do município.
Devoção histórica
A Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus foi erguida em 1556 e é a mais antiga da cidade. Com arquitetura simples e bases sólidas, o prédio da igreja atrai visitantes que querem ver um grande painel no seu interior que retrata a história da ocupação local.