Encontro com Barbosa (C) discutiu ações preventivas
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) participará da divisão de tarefas, para evitar ou, pelo menos, dificultar ataques às agências de estabelecimentos bancários no estado. A medida atende a uma antiga reivindicação da Secretaria da Segurança Pública.
Nesta quarta-feira, 12, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, reuniu-se com o diretor de Operações e Negócios da Febraban, Leandro Vilain, para discutir a participação da entidade na prevenção e repressão a assaltos a bancos, sobretudo no interior baiano.
Apesar da queda no número de arrombamentos a terminais eletrônicos entre 2014 e 2015 - de 1º/1 ao último dia 9, foram registradas 142 e 134 ocorrências respectivamente -, Barbosa destaca a importância da ajuda da instituição: "A responsabilidade de cuidar para evitar novos registros não é só da SSP, bancos e municípios também devem entrar em ação".
Instalação de itens de segurança e adoção de equipamentos modernos devem ser adotadas pelos bancos. "Está comprovado que há terminais mais difíceis de serem acessados", ressaltou.
O encontro resultou na criação de um grupo de trabalho da SSP e Febraban. "Estamos dispostos a colaborar. Tivemos experiências positivas em outros estados e vamos adotá-las também na Bahia", disse Leandro Vilain.
A Febraban criará um plano de ações, visando reduzir, a curto prazo, os assaltos a bancos, além de repassar à SSP a localização dos terminais eletrônicos no estado. "É um levantamento que só conseguimos finalizar em junho deste ano", explicou Vilain.