Suspeito de integrar uma quadrilha que agia na região oeste do estado, Jair Soares da Silva, de 37 anos, que atuava como soldado do 10º Batalhão da Polícia Militar de Barreiras (a 858 quilômetros de Salvador), foi demitido da corporação na última quarta-feira.
O ex-soldado PM será transferido da prisão do quartel, onde está desde o dia 2 deste mês, para uma custódia de presos civis.
Outros cinco integrantes do bando também já foram presos pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), com apoio de investigadores e delegados da 11ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior, em cumprimento de mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça.
As investigações que levaram às detenções, pelos crimes de roubo qualificado e formação de quadrilha, tiveram início no dia 2 de setembro último, depois que uma agência do Bradesco foi assaltada por homens encapuzados em Formosa do Rio Preto, outra cidade do oeste baiano, situada a 1.026 quilômetros da capital.
De acordo com a equipe do Draco, a quadrilha era organizado em três equipes, sendo alguns responsáveis em conseguir os veículos utilizados nas ações criminosas, enquanto outra parte realizava efetivamente os assaltos.
O terceiro grupo da facção, conforme a investigação da Polícia Civil, era liderado pelo ex-soldado e cuidava da parte intelectual, obtendo informações sobre os bancos e o policiamento nas cidades onde planejavam atacar.
Processos
Segundo a nota da Polícia Militar da Bahia, Jair Soares da Silva já respondia a três Processos Administrativos Disciplinares (PAD) e foi afastado "das fileiras da corporação por ter, com a sua conduta, violado os valores e os preceitos éticos policiais militares".
Os demais presos são: André Luiz da Silva Menezes Coelho, 24 anos; Ernesto Soares da Silva Junior, 29 anos, presos no estado do Piauí, após um assalto aos Correios; Rafael Vieira da Silva, 26 anos, preso em Baianópolis (BA); Ricardo da Cunha Batista, 36 anos, preso em Val Paraiso (GO) e Venancio Aires da Guarda Neto, 20 anos, preso em Luís Eduardo Magalhães (BA).
Outros cinco homens estão com prisões preventivas decretadas e são considerados foragidos da Justiça.