Manifestantes protestaram, no Centro, contra corte de bolsa
O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Bahia se reúne nesta sexta-feira, 16, às 14h, na reitoria da instituição para definir o novo calendário acadêmico, após o término da greve dos docentes na quarta, 14.
Também nesta sexta, os estudantes da Ufba se reúnem em assembleia para definir a saída de greve e traçar as opções para a formulação do calendário de continuidade do ano letivo 20015.1 e o começo de 2015.2. De acordo com a coordenadora do Diretório Central dos Estudantes da Ufba, Lorena Pacheco, a expectativa é que o calendário seja aprovado de modo que beneficie os alunos.
Manifestação
Na tarde desta quinta, cerca de 50 estudantes e professores de três instituições de ensino superior (Ufba, Uneb e Ifba) realizaram uma manifestação, no Campo Grande, contra o possível corte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Também estiveram presentes representantes da CSP Conlutas - Central Sindical e Popular.
Portanto faixas, cartazes e apitos, os movimentos Fica Pibid e Outubro de Lutas fizeram discursos inflamados para chamar a atenção dos transeuntes. "Este ato mostra que, mesmo com o fim da greve, a luta continua e não vai parar. Porque não podemos levar a culpa de uma crise que não foi criada por nós", afirmou Josias Porto, executivo estadual da CSP Conlutas.
Para Carina Cardoso, de 36 anos, que cursa letras na Ufba, a bolsa de R$ 400 é necessária para o custeio da formação. "Apesar de o valor ser pouco, a bolsa nos ajuda com os custos de material didático necessário ao longo do curso. É uma pena se for cortada", lamenta.