Contratos foram assinados por Rui Costa nesta sexta-feira
Mais de 40 mil famílias de pequenos agricultores baianos terão assistência técnica para produzir. Contratos neste sentido foram assinados pelo governador Rui Costa, nesta sexta-feira, 8, em Feira de Santana (a 109 km da capital), com 32 entidades que prestam o serviço, selecionadas pelo governo por chamadas públicas.
A cerimônia aconteceu no distrito de Ipuaçu, onde também foi inaugurado um sistema de abastecimento de água, que está beneficiando cerca de seis mil moradores da região.
O governador entregou 16 retroescavadeiras para a construção de 617 aguadas em 16 municípios, além de autorizar edital para seleção de projetos de apoio à caprinovinocultura.
Segundo o governador, o estado está implantando um novo modelo de assistência técnica por editais. "As diversas organizações vão se cadastrar, concorrer e nós vamos medir a resolutividade dessa assistência técnica", disse. E explicou que "cada família será acompanhada para saber o quanto ela melhorou a renda a partir da assistência técnica oferecida".
O presidente da Cooperativa Agropecuária Mista de Alagoinhas, José Adilson de Souza, avaliou que a assistência técnica vai melhorar a renda de todos. "Com assistência técnica, o pequeno agricultor planta melhor, obedece espaçamento, faz a adubação correta, isso tudo contribui muito. Assim, a gente pode chegar a aumentar a produção em até 70%", opinou.
Na inauguração do sistema de abastecimento de água, Rui Costa lembrou que "Feira de Santana é um dos municípios com maior investimento da Embasa".