O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) programou para esta terça-feira, 19, a entrega de dois prédios novos para os fóruns das cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães (a 858 km e 940 km de Salvador, respectivamente).
A programação em Barreiras tem previsão de começar às 9h, com a entrega das novas instalações do Fórum Tarcilio Vieira de Melo. Às 11h, está prevista a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) - Balcão de Cidadania, na sede da Faculdade Dom Pedro II.
O novo fórum, que custou cerca de R$ 10,385 milhões, segundo informações do TJ-BA, vai funcionar em uma área na região central do município do oeste baiano, na rua Coronel Magno, perto do colégio Polivalente, em um terreno disponibilizado pela prefeitura.
Com seis pavimentos, o Fórum Tarcilio Vieira de Melo vai congregar todos os serviços judiciários, abrigando Juizados Especiais, que eram mantidos em espaços alugados, e a Câmara do Oeste, primeira do interior baiano com jurisdição de segundo grau e atuação de desembargadores.
Tarde
Já na cidade de Luís Eduardo Magalhães, a solenidade de inauguração está marcada para as 15h. Assim como em Barreiras, está confirmada a presença do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Erseval Rocha.
Localizado na praça dos Três Poderes, no loteamento Jardim Imperial, o prédio próprio consolida a comarca criada há cerca de sete anos no município.
Com dois pavimentos, o novo edifício custou cerca de R$ 5,445 milhões, também conforme o Tribunal de Justiça baiano. "Este é um momento histórico e de grande alegria para toda a população", disse o prefeito Humberto Santacruz.
O gestor pontuou que "o espaço proporciona melhores condições de atendimento e à prática jurídica de magistrados, servidores e jurisdicionados".