No largo de Santana, a igreja católica recebeu um novo calçamento ao redor
Prestes a completar um mês da inauguração de parte da requalificação da orla de Rio Vermelho, moradores e comerciantes elogiam o resultado. No entanto, há expectativa ainda com relação ao antigo Mercado do Peixe, na praça Caramuru, onde há sete quiosques instalados, mas ainda sem funcionar.
A estrutura anterior foi demolida e deu lugar aos novos quiosques. Há dois anos no país, o italiano Alfio Nicosia, 65, tem um restaurante na região e afirmou que a intervenção na orla do bairro, entregue no último 29 de janeiro, revitalizou o local.
"Eu acho que ficou muito bonito. Nosso problema ainda é a questão da segurança, mas essa reforma pode ajudar a melhorar isso também. Minha sugestão é que fossem feitos mais eventos no bairro, para atrair mais gente. Não pode ser somente a reforma", disse o comerciante. Nicosia, no entanto, espera que a intervenção do antigo mercado seja concluída.
"Espero que esses quiosques novos não fiquem que nem a situação de Itapuã, onde os equipamentos foram inaugurados, mas até hoje ainda não estão funcionando", acrescentou. Em Itapuã, os quiosques estão há quase três meses sem funcionar plenamente, por conta de problemas de instalação elétrica.
O pescador Milton Cunha, 70, da Colônia de Pesca Z1, também aprovou a requalificação da orla do bairro. "Achei bonito como ficou o calçadão. Disseram que vão fazer uma reforma na colônia também. A gente está aguardando. Poderiam também já ter terminado o Mercado do Peixe", disse.
De acordo com o secretário municipal de Manutenção (Seman), Marcílio Bastos, os sete quiosques que foram construídos no local foram entregues com a requalificação da orla do bairro. A previsão é que eles iniciem o funcionamento até o aniversário da capital, que é comemorado no dia 29 de março.
Integração
"O equipamento foi reurbanizado para ter uma área mais integrada com o contexto de urbanização das obras da orla de Salvador", afirmou Bastos.
O secretário disse que, apesar de a estrutura física dos quiosques ter sido entregue, os permissionários que vão atuar no local ainda fazem ajustes internos individuais para possibilitar o início do funcionamento. Na manhã desta sexta-feira, 26, homens trabalhavam nas estruturas.
Bastos contou ainda que na área ao fundo do estacionamento do local poderá ser instalado um deck de madeira para contemplação da vista da região e uma academia de saúde com equipamentos gratuitos para atividades físicas.
"A vista dessa parte é uma das mais bonitas da cidade. Dá para ver o Farol da Barra daqui", acrescentou Bastos.
A prefeitura chegou a cogitar a instalação de um heliponto no local para atendimento de urgência em casos de acidentes, mas, por "questões técnicas, como a circulação de vento", a construção foi cancelada.
"Esse é um novo projeto que ainda passará por análise e aprovação do prefeito ACM Neto. Ainda não pensamos em orçamento. Só no conceito. Estamos estudando essa área do fundo que não fazia parte do projeto da orla", finalizou.