Ação foi realizada por 87 policiais federais e 40 policiais militares
Uma operação conjunta das polícias Federal e Militar cumpriu nesta segunda-feira, 27, três mandados de busca e apreensão de materiais relacionados à morte do agricultor Juracy José dos Santos Santana, assassinado em 2014 por um grupo de pistoleiros que invadiram o Assentamento Ipiranga, no município de Una, onde ele morava.
Participaram da ação 87 policiais federais e 40 policiais militares, divididos em 22 viaturas e um helicóptero. A ordem judicial foi cumprida na área ocupada por índios da etnia Tupinambá de Olivença, situada na zona rural de Una, próximo ao distrito de Vila Brasil.
Durante a ação, foram apreendidas duas armas de fogo e um celular. Segundo a PF, não houve prisão em flagrante nem resistências durante as buscas.
Relembre o caso
O agricultor Juracy José dos Santos Santana, de 44 anos, foi morto dentro de casa, no dia 10 de fevereiro de 2014, no distrito de Vila Brasil, pertencente à cidade de Una (a 548 km da capital).
Santana era presidente da Associação do Assentamento Ipiranga, onde moravam 44 famílias. O assentamento foi criado em 1998 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A vítima estava em casa com a mulher Elisângela quando um grupo de pistoleiros invadiu o local e disparou várias vezes. Depois tocaram fogo na casa. A mulher conseguiu fugir com uma filha menor de idade.
A morte do líder gerou uma série de protestos na região, com confrontos entre a polícia e os manifestantes.

Agentes contaram com 22 viaturas durante a operação (Foto: Divulgação | Polícia Federal)