Uma fiscalização realizada nesta quarta-feira, 19, pela Polícia Civil e pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) identificou furto de energia em uma pizzaria, que não teve nome informado, situada no centro da cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
A inspeção foi solicitada pela Coelba após encontrar indícios de irregularidades nas instalações elétricas do estabelecimento. A concessionária estima que a pizzaria tenha desviado cerca de 25 mil KWh.
Os técnicos identificaram que o estabelecimento realizava o desvio de energia diretamente no ramal de medição (medidor), com o intuito de não ser registrado o consumo real.
O responsável pela pizzaria foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. Segundo a Coelba, o prejuízo com a fraude ultrapassa os R$ 10 mil. Além de efetuar a cobrança, a concessionária apresentou queixa para a aplicação das sanções previstas em lei.
O furto de energia elétrica é crime (artigo 155 do Código Penal Brasileiro), que prevê pena até oito anos de reclusão. As ligações clandestinas também podem ocasionar acidentes graves.