Grupo chegou ao imóvel na madrugada deste sábado, 28.
Equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar da Bahia retiraram as cerca de 200 famílias que ocuparam o Galpão Navegação Baiana, no bairro da Ribeira, em ação realizada na tarde deste sábado, 28. O grupo havia chegado ao local pela madrugada.
O Movimento de Luta dos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), responsável pela ocupação, informou que o local estava fora de funcionamento há 20 anos. Antes de chegar ao galpão, o movimento havia ocupado o Hospital Couto Maia, também na Ribeira, mas deixou o espaço após mandado judicial.
Após a desocupação, integrantes do movimento informaram que o líder Victor Aircau teria sido levado pela polícia.
Desde o início da ocupação do galpão, a polícia fechou algumas ruas do perímetro. Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur) informou que cumpriu todas as demandas possíveis oriundas do movimento desde a primeira ocupação realizada no Couto Maia.
Em nota, a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado confirmou que o líder do movimento foi detido e liberado após pagar fiança.
Leia a nota na íntegra:
"Na manhã deste sábado (28), por volta das 12h, policiais militares da 17ª CIPM, da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp BTS e do Batalhão de Polícia de Choque prestaram apoio na desocupação do imóvel do Governo do Estado do Estado, Navegação Baiana Oficinas, no bairro da Ribeira. As guarnições permaneceram no local até a conclusão da desocupação. O policiamento segue reforçado na região.
Durante a ação, Victor Aircau Moraes Pires de Souza foi autuado pelos crimes de esbulho possessório e danos, que serão investigados pela 3ª Delegacia Territorial (Bonfim).
Acompanhado pelo advogado, ele permaneceu em silêncio durante todo o interrogatório, passou por exames de corpo de delito e pagou fiança arbitrada pela autoridade policial, sendo liberado em seguida."
Assista o vídeo que mostra a ação policial: