Os 450 pássaros estavam aprisionados em apenas cinco gaiolas | Foto: Divulgação | PRF
Cerca de 450 pássaros silvestres foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde de quarta-feira, 15, na BR-242, no município baiano de Itaberaba (distante 278 km da capital baiana). Da espécie canário-da-terra, as aves estavam escondidas dentro de gaiolas sobre o banco traseiro e no porta-malas de um Voyage.
De acordo com informações da PRF, os pássaros foram encontrados todos aprisionados em apenas cinco gaiolas, com total falta de cuidados e maus tratos, em ambiente escuro e sem ventilação. Os agentes solicitaram os documentos do condutor e passageiro e, em seguida, o motorista assumiu a responsabilidade pelo tráfico dos animais e revelou não possuir autorização do órgão ambiental para criação e nem a guia de transporte.
Grande parte dos animais seriam entregues na cidade pernambucana de Cruzeiro do Norte, em que eles receberiam R$ 1.000 pelo transporte. O infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente.
Os pássaros foram encaminhados aos cuidados da Secretaria do Meio Ambiente local, foram triados, alimentados e tratados por profissionais. Foram soltos aqueles que tinham condições de serem reinseridos na natureza e os demais passarão por um processo de reabilitação para poderem voltar à liberdade.