Psicóloga aponta maneiras de lidar com a ansiedade | Foto: Aldair Medina | Ag. A TARDE
A ansiedade na hora de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi discutida, na manhã desta quarta-feira, 22, com a psicóloga e coordenadora do Setor de Perícia Psicológica do Detran na Bahia, Glória Maria Libânio, no programa 'Isso é Bahia', da rádio A TARDE FM, apresentado por Jefferson Beltrão e Fernando Duarte.
Segundo os dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), um dos maiores motivos dos candidatos serem reprovados durante o teste prático para tirar a carteira é o desequilíbrio emocional. A informação aponta que a ansiedade prejudica mais o candidato do que a falta de conhecimento em conduzir um veículo.
De acordo com a especialista, é preciso saber lidar com o emocional e ter o equilíbrio necessário quando for enfrentar as provas. "O que a gente tem que entender e relevar é que a ansiedade negativa é aquela que me paralisa diante da situação que eu quero realizar e faz com que eu não esteja ali no momento presente tão pleno. Que coisas que eu sei no meu dia a dia, como por exemplo dirigir, eu esqueço. Achar que eu não vou conseguir, que o psicólogo vai me reprovar, quando não é isso que acontece. Então, nesse caso, a ansiedade vai paralisar o candidato e coisas óbvias e até mesmo práticadas por ele, diariamente, são esquecidas, com o famoso 'deu branco'. É isso que acontece", contou Glória Maria Libânio.
Uma dica usada pela coordenadora para buscar este equilíbrio durante os testes é uma receita antiga, a de 'respirar'. "A gente tem falado muito de técnica de respiração e meditação, todo mundo pode fazer. No passado, as pessoas tinham o senso comum de dizer: respira. Isto funciona mesmo. Quando nós respiramos, nós possibilitamos que nossas habilidades cognitivas sejam abertas para que a gente possa entender o que está acontecendo. Está muito ansioso, vai fazer uma avaliação psicológica: respira, respira profundamente, que, consequentemente, vai desmontar a ansiedade, baixar esta adrenalina e o sujeito vai ficar mais calmo", explicou.
Atestado
Muitos candidatos apresentam o medo de reprovação nos testes psicológicos e ficam achando que é um 'atestado de insanidade'. Quando questionada sobre o assunto pelos apresentadores, a psicóloga disse que este é um pensamento comum entre as pessoas, mas não deve ser visto desta forma.
"Não é um atestado não, em hipótese nenhuma. O candidato quando vai tirar a CNH ou vai fazer uma renovação com atividade remunerada, que são profissionais que estão trabalhando com o carro, ele vai passar por uma série de testes, incluindo teste de memória, de atenção alternada e dividida. Se o sujeito estiver com uma atenção tão dividida, ao ponto de que não se concentre em cada uma das provas que são dadas e prestadas, ele vai dar um resultado que a gente chama de inferior. Significa que o sujeito não tem sanidade? Em hipótese nenhuma. Não podemos ter no trânsito um sujeito impulsivo, que a qualquer momento pode sacar uma arma ou mesmo agredir uma pessoa verbalmente. Então, este candidato não passa, ele pode até ter sanidade mental, mas ele precisa um traço de personalidade que a gente chama de risco", afirmou a coordenadora.
Para reverter uma crise de ansiedade, na visão da psicóloga, a pessoa precisa questionar o motivo deste sentimento e buscar ajuda. Desta forma, pode trabalhar o equilíbrio emocional e passar a ter uma vida mais saudável.
"É importante o indivíduo se conhecer e saber quando esta ansiedade precisa ser cuidada, precisa ser ajudada. Vamos entender esta ansiedade e nos perguntar: precisamos mesmo está assim? Não é uma coisa que eu faço no dia a dia? Então, vou me acalmar e fazer aquilo que eu já sei no meu dia a dia. A gente chama isso na psicologia de 'contra pensamento'", finalizou.