Medidas começaram a ser aplicadas na quarta-feira, 18 | Foto: Divulgação
Considerada uma das maiores unidades de saúde do Norte e Nordeste do país, o Hospital Santo Antônio das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) também adotou uma série de medidas para evitar a propagação do coronavírus (covid-19). Referência em cirurgias na Bahia, com cerca de 10 mil pessoas em lista de espera, o hospital só vai manter procedimentos em pacientes que atendam a alguns critérios específicos.
Estão mantidas as cirurgias oncológicas e eletivas apenas para pacientes acima de 18 anos e abaixo de 50, sem doenças crônicas, a exemplo de Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Melitus, Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Cardiopatias etc e sem necessidade de UTI para o pós-operatório.
Procedimentos de menor complexidade e com baixo tempo de permanência hospitalar continuam sendo realizados, no entanto, atendimentos de primeira consulta estão interrompidos. O ambulatório mantém somente atendimentos necessários às cirurgias como pré e pós-operatórios.
O local também permanece atendendo aos usuários da clínica oncológica e realizando outros procedimentos necessários para diagnóstico e tratamento dos pacientes internados. VIsitas hospitalares estão suspensas para os idosos, sejam pacientes da Geriatria ou não.
Nas enfermarias e UTI Pediátrica, será permitido apenas um visitante por paciente, no horário das 13h30 às 17h30. Na UTI de Adulto, a definição é de um visitante por paciente, no horário das 15h às 17h.
Quem realiza algum tipo de acompanhamento e necessita de renovação de receita controlada contará com ao menos uma referência de cada serviço nos dias habituais de funcionamento do ambulatório da especialidade, segundo garante o hospital. Idosos e pacientes com comorbidades que necessitam de receita não precisarão comparecer para atendimento, podendo ser representados por familiar com grau de parentesco comprovado por documento com foto.