Em 2020, eventos foram substituídos em prol do bem-estar emergencial de baianos e sergipanos | Foto: Sgt Batista | Força Aérea Brasileira
Em meio à pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), o Exército celebra 372 anos, neste domingo, 19, de uma maneira diferente. Nos anos anteriores, a 6ª Região Militar comemorava o aniversário com uma semana de atividades sociais, religiosas, educativas, esportivas, lúdicas e culturais em prol da sociedade e de campanhas beneficentes para instituições carentes. Em 2020, os eventos previstos para a Semana do Exército foram substituídos pela junção de esforços em favor do bem-estar emergencial de baianos e sergipanos.
O objetivo é apoiar as ações em andamento, gerenciadas pelos governos estaduais e pelas prefeituras municipais, com foco no combate ao coronavírus. Por causa da pandemia, alguns eventos foram cancelados. É o caso das comemorações dos 75 anos da Força Expedicionária Brasileira, que contariam com homenagens presenciais aos ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial.
Também foram canceladas a Corrida da Paz 2020, reunindo militares e a população, as cerimônias de juramento à Bandeira para os cidadãos que concluíram o processo de alistamento militar obrigatório para o ano de 2019, e foi suspenso o processo seletivo 2020 de alistamento que está em andamento (até 30 de maio).
História
19 de abril é a data magna do Exército Brasileiro, quando, em 1648, na Batalha de Guararapes, em Pernambuco, líderes lusobrasileiros, índios e negros juntaram suas habilidades e imprimiram forte resistência à presença holandesa na região, derrotando os invasores e, pela primeira vez, pronunciaram a palavra Pátria no Brasil.