Unidade localizada na Baixa do Fiscal | Foto: Divulgação | Sinspeb
A chuva intensa desta segunda-feira, 27, alagou diversos pontos de Salvador. Uma das áreas atingidas foi a região da Baixa do Fiscal, onde está localizado o Hospital de Custódia e Tratamento (HCT). A unidade vinculada à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) é destinada ao cumprimento de medida de segurança aos condenados que possuem insanidade mental comprovada.
Segundo informações do Sindicato dos Agentes Penitenciários, os alagamentos no local são recorrentes e afetam todo o funcionamento da instituição. A entidade afirma que os servidores precisam improvisar pontes com pedaços de madeiras e ferro para deslocamento, inclusive, chegando a utilizar uma ambulância para transportar os funcionários até a entrada do prédio, por causa do nível elevado da água.
Além dos constantes alagamentos, o hospital apresenta vários problemas, como a presença de ratos e mosquitos que provocam dengue e chikungunya. Ainda segundo o sindicato, trata-se de um quadro desumano de reclusão aos 156 internos que cumprem medidas de segurança no local.
"A Justiça condena ao cumprimento de medidas de segurança e o Estado abandona os internos em um local que representa um total desrespeito aos Direitos Humanos. Os alojamentos são fétidos e apresentam as piores condições possíveis", lamenta Reivon Pimentel, presidente da entidade.