Setor é um dos mais impactados pela crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus | Foto: Felipe Iruatã | Ag. A TARDE
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial na Bahia (Senac) já tem 100 hotéis inscritos para participar de mentorias virtuais que começam ainda esta semana. A procura pela capacitação mostra a agilidade dos empresários e gestores do setor de hospedagem na busca por soluções que possibilitem a abertura segura das atividades.
O programa dirigido aos meios de hospedagem brasileiros, visando apoiá-los na retomada das suas atividades – de acordo com os novos protocolos exigidos pelo contexto da Covid-19 –, foi apresentado ontem em um evento virtual para os empresários e imprensa.
E o Nordeste, por sua vocação turística, é protagonista deste programa. “Considerando que o turismo e a hospitalidade é um segmento estratégico para a região, percebeu-se a importância de apoiar os agentes na retomada das atividades. Sem este compromisso com hospitalidade segura não será possível reaver a confiança dos consumidores”, afirma diretora regional do Senac Bahia, Marina Almeida.
Agora, o programa deverá ser referência nacional. O projeto prevê cursos e mentorias visando adequar os estabelecimentos e capacitar os profissionais para as novas exigências da hospitalidade segura. Tem ainda como ferramentas oito vídeos, disponíveis para o setor hoteleiro de todo o país nas plataformas do YouTube de todos os Senac Nordeste e Espírito Santo.
Além disto, o serviço gratuito oferece orientações que serão repassadas em sete encontros, totalizando uma carga horária de 22 horas. Cada empresa mentorada poderá implementar facilmente os protocolos.
“Diante da profusão de protocolos que estão sendo divulgados pelos diversos órgãos públicos e associações de classe, as empresas necessitam de orientações confiáveis e seguras para investir de maneira assertiva e apropriada às suas características e modelo de negócio”, afirma o consultor Marcelo Boeger, que participou de toda a elaboração dos trabalhos e também apresenta alguns dos vídeos.
Os conteúdos, tanto dos vídeos como da mentoria, abordam temas como premissas para distanciamento social; higiene pessoal; sanitização de ambientes; técnicas e protocolos do front office (recepção, manobristas, mensageiros e concierge); premissas para a área de governança (limpeza de quarto ocupado, quarto de check out, gestão de frigobar, áreas comuns, coleta de resíduo sólidos, retirada de enxoval e processamento de roupas);
Premissas para a área de alimentos e bebidas (uso de buffet em restaurantes, serviço de quarto, coffee break, refeitório de colaboradores); para a área de lazer (academias, saunas, spas, salão de jogos, piscinas, jacuzzis, esportes de contato, brinquedotecas); área de eventos (salas de eventos, casamentos, eventos corporativos, sociais e treinamentos empresariais); comunicação assertiva para os colaboradores e prestadores, bem como clientes e monitoramento das atividades, check list e garantias para cumprimento dos protocolos.
Ações como essa do Senac são recebidas com alento pelo setor, um dos mais impactados pela pandemia e que espera ter uma reabertura tanto rápida quanto segura. “Precisamos de todas as forças unidas e a iniciativa do Senac é muito oportuna”, avalia o presidente da Associação Brasileira da Indústrias de Hotéis na Bahia (Abih), Luciano Lopes.
‘Saudade de Salvador’
“Na Bahia, apesar de não termos sido obrigados a fechar, exceto em alguns municípios, 95% dos meios de hospedagem pararam as atividades por falta de demanda”, diz. Segundo dados da entidade no estado, setor é composto por cerca de 4 mil estabelecimentos, com uma receita anual de R$ 6,5 bilhões, e empregam 371 mil profissionais, diretamente.
Além de se prepararem para a reabertura segura, os meios de hospedagem dependem também da volta das atividades turísticas e, claro, dos turistas. Para manter a capital baiana no imaginário dos soteropolitanos, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), lançou, também ontem, a campanha “Uma saudade chamada Salvador”, com uma reunião de boas lembranças da capital baiana, trazendo mensagem de esperança de um encontro em breve.
Apostando em conteúdos publicados nas redes sociais, o filme é uma das ações do planejamento estratégico elaborado pela Secult, com campanhas para curto, médio e longo prazo para retomada do turismo.