Auxiliar de serviços gerais Jorge Correia não abre mão da bicicleta para chegar ao trabalho | Foto: Felipe Iruatã | Ag. A TARDE
Diante da necessidade de evitar o contato físico, o ciclismo vem ganhando novos adeptos durante a pandemia. A prática, que tem o dia celebrado amanhã, passa a ser uma alternativa ao transporte público. Como faz o auxiliar de serviços gerais Jorge Correia, 53 anos, que não abre mão da bicicleta para trabalhar.
De segunda a sábado, ele sai do bairro de Arenoso, onde mora, e percorre cerca de 15 km até Amaralina, onde trabalha. “Faço esse percurso quase todos os dias, gasto cerca de 30 minutos para chegar ao serviço. Antes, quando ia de ônibus, eram duas horas. Com a bicicleta, cuido da saúde, evito o estresse do engarrafamento e do ônibus lotado”, finalizou Jorge Correia. Conforme a infectologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Adielma Nizarala, a bicicleta em tempos de pandemia é recomendada, pois reduz os riscos de contaminação por se tratar de um meio de transporte individual. “É excelente meio de transporte, em especial nesse momento em que qualquer veículo fechado representa um risco muito maior por conta da aglomeração e contato físico”.
Para estimular o uso, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) passou a dar folgas aos servidores que se deslocam de bicicleta. Medida que se estendeu aos demais órgãos da gestão municipal. “Hoje, temos entre 35 servidores nessa linha. Por conta dos investimentos na ampliação das faixas, observamos na cidade a formação de muitos grupos”, ressaltou o secretário da Secis, João Resch. Amante do ciclismo, o encarregado de pessoal da Secis Eleandro Pereira,61anos, ressalta que o estímulo é muito importante. De segunda a sexta-feira, ele sai do final de linha do Pernambués, onde mora, e percorre 6 km até o Parque da Cidade, no Itaigara, onde trabalha.
A prefeitura deve ampliar em mais 35 km as vias reservadas a ciclistas até o final do ano. A capital terá 316,8 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. A ação deve contemplar novas ligações entre a Rua Oscar Pontes e a Avenida Jequitaia, a Via Regional e Avenida São Marcos, a Rua Carlos Gomes e a Estação da Lapa, a Rua Cônego Pereira e a Rua J. J. Seabra a Avenida Tamburugy a Patamares, dentre outras regiões.
*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira