Suspeito já foi preso por tráfico de drogas, associação criminosa e posse ilegal de arma | Foto: Divugação
O foragido da Justiça R. H. de J., de 33 anos, é o principal suspeito de estuprar e engravidar a própria sobrinha de 10 anos em São Mateus, no Espírito Santo. Segundo a investigação policial, a principal hipótese da polícia é que ele tenha se escondido na casa de familiares em Ibirapuã, no interior da Bahia, onde nasceu.
As informações do jornal Estadão também contam que ele é ex-presidiário, e já chegou a cumprir pena por tráfico de drogas, associação criminosa e posse ilegal de arma.
Ibirapuã é um município no extremo sul do estado, com uma população estimada em 2019 de 8.637 habitantes. A última informação recebida pela polícia é de que o suspeito foi visto em um mototáxi a caminho de Nanuque, cidade mineira a 45 km de distância.
O caso
A gravidez da vítima foi revelada no dia 7 de agosto, quando a menina foi ao hospital, na cidade de São Mateus, se queixando de dores abominais. A menina relatou que começou a ser estuprada pelo próprio tio desde que tinha 6 anos e que não o denunciou porque era ameaçada.
Ela interrompeu nesta segunda-feira, 17, a gravidez e está fora de perigo após realizar legalmente o aborto. O quadro de saúde dela é bom de acordo com comunicado do no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), hospital de referência em Pernambuco, onde ela realizou o procedimento.
A lei brasileira prevê o direito ao aborto quando a gestação decorre de estupro e quando há risco de morte para a mãe — o episódio atual se insere em ambos os casos—, além de nos casos de anencefalia do feto. A violência contra a menina de São Mateus, cidade a 218 km de Vitória, ganhou repercussão nacional.