Segundo o Inca, o câncer de mama é o que mais acomete em mulheres anualmente, no Brasil e no mundo | Foto: Paula Fróes | GOVBA
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), alertou neste sábado, 31, em suas redes sociais, sobre a importância da população permanecer com ações da conscientização e prevenção contra o câncer de mama, mesmo com o fim da campanha Outubro Rosa.
"O Outubro Rosa termina hoje, mas é importante lembrar que a luta não para aqui. A conscientização e a prevenção contra o câncer de amam são ações para o ano inteiro e por isso continuaremos investindo na saúde da mulher através das carretas do Hospital do Amor, das policlínicas e muito mais. E após o diagnóstico, para ajudar a encarar o tratamento, a positividade e a alegria são bons aliados", disse o gestor estadual.
Durante o mês de outubro, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) ofereceu cerca de dez mil mamografias em unidades móveis, que ficaram localizadas em diversos pontos da capital baiana. E no interior, foram desenvolvidas ações em 16 Policlínicas Regionais de Saúde.
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em 2020, serão 3.460 novos casos de câncer de mama na Bahia. Destes, 1.180 em Salvador.
Ainda segundo o Inca, o câncer de mama é um dos tipos de câncer que mais acomete mulheres no Brasil e no mundo, correspondendo a 25% dos novos casos de câncer por ano.
A doença é mais comum a partir dos 35 anos e com o avançar da idade o risco cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Os homens também podem ser acometidos pelo câncer de mama, no entanto, de forma mais rara, representando apenas 1% do total de casos da doença.