Galpão onde estava armazenado os fogos de artifício fica próximo de residências e também de uma mata fechada | Foto: Divulgação | CBMBA
Uma explosão numa fábrica de fogos de artifício, localizada nas proximidades da Estrada da Fazenda Chaparia, assustou moradores de Simões Filho, município da Região Metropolitana de Salvador (RMS), na tarde desta segunda-feira, 9. Ao menos duas pessoas ficaram feridas sem gravidade no acidente e já foram levadas ao hospital por ambulâncias do Samu.
Um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) foi enviado para a região, assim como viaturas do Corpo de Bombeiros.
De acordo com a secretária de saúde, além de um homem que trabalhava no local e que teve ferimentos leves, uma mulher passou mal com o susto provocado pelo estrondo e teve que ser atendida. O homem ferido está sendo atendido no hospital municipal.
“Ele está sendo medicado e fora de risco, mas ainda não consegue dizer muita coisa além de que estava no lugar, trabalhando, quando ouviu a explosão e se abaixou para se proteger”, contou à Agência Brasil a secretária de Saúde de Simões Filho, Iridan Brasileiro, que ouviu o barulho do centro da cidade.
“Foi uma explosão realmente grande. O Samu foi imediatamente acionado e avisamos o hospital municipal que se preparou para receber as vítimas de algo cujas proporções nós ainda não sabíamos”, acrescentou a secretária municipal, assegurando que funcionários da prefeitura também seguiram para o local.
E explosão ainda causou estragos nas casas próximas ao depósito. Gilvanir, morador das proximidades explicou que por volta das 14h sentiu uma grande explosão. "A explosão afetou bairros até distantes. A sede da prefeitura fica a 5km e até as vidraças estourou. Imagina a gente que mora a 200m desse galpão".
"A minha casa o forro desabou, arrancou boa parte do telhado. A casa do meu irmão, além do telhado, as portas de vidro e as janelas extouraram. A casa da minha irmã não ficou uma porta nem janela". Segundo ele, o depósito existe há cerca de 8 anos e nunca nada do tipo aconteceu.
Nas redes sociais, moradores até de outros municípios afirmaram que escutaram o estouro. "O barulho da explosão deu pra escutar daqui de Camaçari", comentou um morador nas redes sociais. "Deu mesmo, moro no Phoc II e escutei", respondeu outra pessoa. Camaçari fica a cerca de 13 km de Simões Filho.
A confusão de informações marcou os depoimentos iniciais sobre a explosão. Os primeiros relatos apontavam que ela teria sido causada pela queda de uma aeronave, mas internautas que registraram a movimentação mais perto do local do acidente logo disseram se tratar de uma situação ocorrida numa fábrica de fogos.
Bombeiros atuam no local para controlar as chamas | Foto: Divulgação | CBMBA
O galpão onde estava armazenado os fogos de artifício fica próximo de residências e também de uma mata fechada. Um dos receios era que o incêndio atingisse os cabos de energias localizados na região. Os bombeiros realizaram o trabalho de rescaldo para evitar novas chamas e a ocorrência já é considerada finalizada.