O índio Josivaldo de Jesus Souza, de 22 anos, foi vítima de espancamento na tarde desta sexta-feira, 30, no centro da cidade de Buerarema, no sul da Bahia. As informações são de que reconheceram o índio como autor do assassinato do agricultor Juracy Santana, em Una, em fevereiro deste ano.
De acordo com um investigador da Delegacia Territorial de Buerarema (DT/Buerarema), que preferiu não se identificar, Josivaldo estava com o irmão, Cleiton Teles Souza, de 21 anos, e com a mãe, Maria José Cordeiro de Jesus, de 43 anos, quando o episódio aconteceu.
Eles estavam em um ponto de ônibus, quando um grupo de pessoas os cercou. Cleiton e a mãe conseguiram correr, mas Josivaldo ficou e levou diversas pauladas na cabeça. A Polícia Militar chegou na hora e conseguiu frear as agressões, socorrendo o garoto e o levando para o Hospital de Base, em Itabuna.
Na unidade hospitalar, Josivaldo fez uma sutura na região atingida e foi liberado. Os autores da agressão ainda não foram identificados. Segundo o investigador da DT de Buerarema, as pessoas que estavam na hora do linchamento disseram que eles estavam com prisão preventiva, assim Cleiton e a mãe foram conduzidos à delegacia, mas foram liberados, pois já haviam sido interrogados na unidade policial de Ilhéus.
A família teve que ser levada à aldeia Manaim, em Jairi (litoral Sul de Ilhéus), pela equipe da Força Nacional, para evitar novas agressões.