Médicos pediatras baianos que estão em estágio final de formação, quando já atuam em hospitais como residentes, estão sendo convocados a ir para o Rio de Janeiro. O objetivo é reforçar o atendimento às crianças vítimas da dengue naquele Estado.
A medida foi anunciada nesta quarta-feira, 2, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) após encontro no gabinete do secretário, Jorge Solla, entre representantes da Sociedade Baiana de Pediatria, Conselho Regional de Medicina-BA, Associação Baiana de Medicina, Sindicato dos Médicos, Comissão Regional de Residências Médicas, além do superintendente de assistência integral à saúde da Sesab, Alfredo Boa Sorte.
A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro oferece transporte de ida e volta, hospedagem em hotel de categoria mínima de três estrelas, transporte para unidade de saúde e remuneração de R$ 500 por plantão de 12 horas consecutivas.
Na Bahia, 36 novos médicos estão se especializando em pediatria com atuação nos hospitais Roberto Santos, São Rafael, Santo Antônio, Edgard Santos, Salvador, e no Clériston Andrade (de Feira), Manoel Novaes (Itabuna) e Esaú Matos (em Vitória da Conquista). Os médicos que irão para o Rio serão informados à Sesab até o dia 7.