Começa nesta quarta-feira, 2, em meio aos festejos de Iemanjá, a 5ª edição da Campanha Carnaval Sem Fome, que arrecada alimentos no período pré-carnavalesco para serem encaminhados para comunidades carentes de Salvador. A novidade deste ano é a inclusão das famílias em situação de insegurança alimentar no estado, os moradores de rua e os desabrigados das enchentes no Rio de Janeiro, que também serão beneficiados.
O projeto é uma iniciativa da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida Comitê Salvador, inspirada no já conhecido Natal sem Fome, idealizado pelo sociólogo Betinho. Em 2011, a campanha mantém o slogan Com Fome Não se Brinca e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas Para Agricultura e Alimentação FAO, que deu a chancela ao projeto, e do Abade do Mosteiro de São Bento, que participará do Comitê Gestor da Campanha, além dos artistas e apoiadores que participaram de outras edições.
Arrecadação - Nas quatro primeiras edições, a campanha arrecadou 430 toneladas de alimentos não perecíveis, atendendo mais de 200 mil pessoas. Quem quiser participar da campanha este ano poderá, a partir da próxima sexta-feira, 4, entregar os alimentos doados em diversos pontos de arrecadação da cidade, como academias, supermercados Bompreço e Cesta do Povo, faculdades, colégios, nos grandes shows e ensaios, pontos de vendas de camarotes e de abadás dos blocos e também durante o Carnaval, nos postos instalados nos circuitos da folia.