Termina nesta sexta-feira, 25, às 17h, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. Mais de 100 unidades de vacinação foram instaladas na cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até a última quinta-feira, 24, 71% das crianças com menos de cinco anos haviam sido vacinadas, o que equivale a cerca de 150 mil imunizados. Na primeira etapa da campanha o índice chegou a 81,6%.
Mesmo com o término da campanha, a vacina contra a poliomielite está disponível nas unidades de saúde ao longo do ano. Toda criança com menos de cinco anos deve ser imunizada. A medicação só deve ser evitada em crianças que estejam sendo submetidas a quimioterapia, radioterapia, ou que apresentem quadro de febre alta ou tomando doses de corticóides. Nesses casos, a vacina não surte efeito.
"No ano passado, não alcançamos a meta de 212 mil crianças, e isso vem se repetindo a cada ano, o que nos deixa preocupados já que as crianças ficam suscetíveis ao vírus", disse, por meio de nota, a coordenadora do setor de doenças imunopreviníveis da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Rita Vasconcelos.