Com o objetivo de alertar e informar à população sobre o câncer de pulmão, um dos tipos mais comuns e que mais matam no Brasil e no mundo, chamando a atenção para as formas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos, acontece nesta quinta a Campanha Consciência Viva.
Iniciativa da Associação Brasileira do Câncer, as atividades serão realizadas, das 6 às 16 horas, no Jardim de Alah, com distribuição de folhetos explicativos e a presença de médicos residentes, que passarão orientações e informações a respeito da doença.
Além de Salvador, a ação acontece, simultaneamente, em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília e contará, também, com a distribuição de mudas de árvores. Segundo os organizadores, todos que passarem pelo local poderão plantar ou levar para casa uma muda de árvore, como um símbolo de vida e estímulo e aproximação com a natureza.
Ao todo, a ação promoverá o plantio de 2.700 mudas de árvores, quantidade equivalente a 10% de todos os casos de câncer de pulmão diagnosticados em 2006 no Brasil, 27 mil.
O câncer de pulmão é o que mais acomete pessoas no mundo, com 1,3 milhão de novos casos diagnosticados a cada ano. Dados internacionais apontam que, a cada 30 segundos, uma pessoa morre vítima da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, mais de 27 mil novos casos foram diagnosticados em 2006 no Brasil e mais de 700 novos casos na Bahia.