Isabel Aquery
Finalmente o destino do Carnaval de Itapuã foi decidido. Depois de colher a opinião de mais de 360 moradores do bairro, a Ouvidoria Geral do Município divulgou o resultado. Cinqüenta e dois por cento da população pesquisada optou pelo Carnaval na Lagoa do Abaeté, enquanto que 44% preferiu a volta do festejo para a Praça Dorival Caymmi. No entanto, os 4% que não quiseram opinar levaram o resultado ao empate técnico. Restou ao prefeito João Henrique, na semana passada, bater o martelo e decidir pela praça, onde também fica a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
O retorno do Carnaval de Itapuã ao local, tido como tradicional, não agradou a todos. Comerciantes, vendedores ambulantes e donos de bares e restaurantes reclamam que a suspensão da festa momesca no Abaeté irá prejudicar o comércio local. Achei uma injustiça da parte do prefeito. Toda a mercadoria que comprei para o Carnaval está estocada. Essa decisão prejudicou vários comerciantes daqui do Abaeté, reclama a vendedora de pastel Neucy Pereira, 42 anos.
E o prejuízo não pára por aí. Segundo o garçom Ivonildo da Cruz Silveira, 55 anos, muitos donos de bares e restaurantes contrataram pessoas para trabalhar durante o período de verão, até segurança particular foi contratado, sinaliza. O cozinheiro José Rodrigues de Souza, 28, radicaliza: Sem evento, é melhor que se fechem as portas.
Preservação A mudança irá preservar o meio ambiente da Lagoa do Abaeté, um dos cartões-postais de Salvador, que por quatro anos sofreu com poluição. As pessoas estavam contribuindo para acabar com a beleza do Abaeté. O local não tem nada a ver com a festa, agora se fez justiça e o Carnaval voltou para onde nunca deveria ter saído, explica o presidente da Colônia de Pescadores Z-6 de Itapuã, João Ribeiro dos Santos Bastos.
Quem ficou satisfeita com o retorno foi a professora Ronilda Araújo, 54. Para ela a localização da área favorece que os antigos moradores possam usufruir a festa com mais conforto e segurança. Os blocos locais deixaram de acontecer, acabaram com nossa festa. São os nativos que fazem o Carnaval. Aqui tem posto médico, tem segurança. Lá em cima, no Abaeté, acontecem as coisas e ninguém vê. Além da questão da preservação ambiental, que é importante, explica.
Pássaro do Abaeté Uma das atrações da festa em Itapuã é o desfile do bloco A Lenda do Pássaro do Abaeté Numa Manhã de Muito Sol, que prestará homenagem a Armando Sá, antigo morador de Itapuã e criador de Colombina, hino do Carnaval baiano que completa agora 50 anos. Armando, falecido no ano passado, criou Colombina em parceria com Miguel Brito. A filha de Armando, Andresa Sá, receberá o troféu Pássaro da Paz, ofertado pelos participantes do bloco.
Esse será o 12º ano do desfile do Pássaro do Abaeté na Lavagem de Itapuã, com camisa em estampa exclusiva do artista plástico Calasans Neto. A concentração do bloco será no estacionamento de Piatã. Os foliões vão descer a avenida animados pela banda Status e pela cantora Myriam Thereza, uma das intérpretes da canção Colombina.
A atriz Regina Dourado desfilará representando a Colombina em modelo exclusivo de Dell Olsen. O desfile termina em frente à Igreja de Itapuã, onde será servida uma feijoada. Este ano, a animação ficará por conta da Banda Afro Detona e do grupo de samba Aro Sete. O bloco Pássaro do Abaeté é formado por jornalistas, artistas, turistas e nativos de Itapuã.
Carnaval nos bairros Para dar maior visibilidade aos bairros, o prefeito João Henrique decidiu que este ano a chave da cidade será entregue ao Rei Momo na Liberdade, cerimônia que tradicionalmente abre os festejos. A promessa, segundo o coordenador de Carnaval da Empresa de Turismo S/A (Emtursa), Misael Tavares, é fazer um Carnaval de participação popular.
Cada ano a entrega da chave será em um bairro diferente. Em 2007 será em Itapuã, avisa Misael. Para 2006, nomes como Gilmelândia, Lazzo, Will Carvalho e Virgílio garantem a festa fora dos circuitos oficiais. Além de Itapuã, os moradores da Liberdade, Cajazeiras e Periperi serão beneficiários.
Carnaval nos bairros
Itapuã: sábado (Márcio Moreno), domingo (Batifun), segunda (Banda Solar e Lara Venturini) e terça (Tribo do Sol)
Liberdade: quinta (Ilê Ayê e Muzenza), sexta (Kyribamba), sábado (Dedo de Moça), domingo (Saladeira), segunda (Lazzo) e terça (Obá)
Cajazeiras: sexta (Gilmelândia e Kátia Guima), sábado (Silvano Salles), domingo (Virgílio), segunda (Swingue Raça) e terça (Will Carvalho)
Periperi: sábado (Muvukê), domingo (20 Vê), segunda (Filhos de Ogun de Ronda) e terça (Só fissura)
Serviço
A programação completa do Carnaval dos bairros está disponível no site www.carnaval.salvador.ba.gov.br
Por aí...
Ivete grávida?
A boataria já corre solta e fontes fidedignas confirmam: Ivete Sangalo estaria grávida de sete semanas. Nem a musa e nem o possível feliz papai o ex-dançarino e agora cantor Fábio Molejo , claro, não foram encontrados para comentar do assunto. E a assessoria nega veementemente. Mas, gente do entourage da cantora afirma, de pé junto, que a gestação já estaria confirmada até por exame de laboratório. Ela disse que queria engravidar em 2007. E essa é a décima vez que a imprensa engravida Ivete, brinca seu assessor direto, Eduardo Scott. A seguir, cenas do próximo episódio.
Deusa Alyne Rosa
Alyne Rosa, vocalista da banda Cheiro de Amor e que há três anos lidera e puxa o bloco homônimo, promete entrar no circuito Osmar (Campo Grande) representando a mitologia grega. Ela irá vestida de deusas gregas e as escolhidas para incorporar na festa momesca são: Era, Atenas e Afrodite. Estou dançando e estudando ainda a mitologia. É uma coisa bonita, derrete-se
a cantora.
A roupa, segundo Alyne Rosa, será desenhada pelo estilista Thidy Alves e os sapatos terão a atenção de Fernando Pires. Ainda no pique carnavalesco, a moça dos cabelos rosados segue para Minas Gerais assim que terminar o Carnaval e faz turnê de um mês por todo o estado, com o show do DVD da banda Cheiro de Amor, e destaque para a música de trabalho, Chega pra Ficar.
Wagner na Scambo
O ator Wagner Moura confirmou a participação no clipe da banda baiana Scambo. Além de gostar do trabalho do grupo, o mais novo arrasa-quarteirão da Rede Globo é amigo de alguns dos integrantes da banda e disse que ainda não sabe quando será a gravação do novo trabalho. Me convidaram e farei a participação com o maior prazer, disse o humilde moço. E, enquanto eles não gravam o clipe, Wagner aproveita as férias para curtir na Bahia e nem quer ouvir falar de trabalho. Ficará longe dos compromissos com a emissora até o Carnaval. Na festa de Momo, garante que ficará longe dos espaços vips. Gosto mesmo é da pipoca, justificou.
Circulando - Ilha da Rainha
Ceci Alves
A mais nova invenção de Daniela Mercury chama-se Ilha da Rainha e é uma extensão marítima de seu Camarote de Daniela, que há 11 anos faz a alegria dos foliões vips no circuito Barra-Ondina. O lançamento do camarote foi na tarde de domingo, na própria Ilha do Topete rebatizada como da Rainha em homenagem a La Mercury , na Baía de Todos os Santos, para onde foram levados a imprensa e convidados.
Sempre quisemos dar uma alternativa para os nossos convidados durante o dia, disse Clínio Bastos, empresário de Daniela e um dos idealizadores do projeto. Esse é um braço do camarote fora do circuito, a nossa Ilha da Fantasia, brinca Clínio, para que os nossos convidados de fora aproveitem outro lado da Bahia, que não só o Carnaval.
A Ilha da Rainha funcionará apenas no domingo e na segunda de Carnaval e tem como principal patrocinador o Credicard um dos investidores de maior peso do Carnaval de Daniela. E os convidados a usurfruirem desse paraíso no meio do mar serão ainda mais vips do que os vips do camarote. Quase um seleto petit comité.
Vamos trazer para cá cerca de 150 convidados por dia, conta o empresário. Em 2006, será somente nestes dois dias, para sentir a aprovação das pessoas, já que quero que este seja um projeto anual, analisa Bastos.
Para o divertimento de quem for à ilha haverá transporte próprio saindo de Salvador para levar os convidados ao destino paradisíaco estão previstos um almoço de comida baiana e infra-estrutura que prevê mesa self-service; baianas de acarajé; ambiente lounge; telões de plasma transmitindo o Carnaval de Salvador, para não ficar tão distante do foco principal; heliporto; porto de atracação; praia com piscinas de água do mar; palco e locais de descanso com massagistas e outros mimos.
No quesito atrações, música de raiz, como samba-de-roda do Recôncavo e rodas de samba genuinamente baianas, para dar um diferencial. O camarote flutuante na Baía de Todos os Santos também será comandado por Lícia Fábio, minha parceira, sempre, confia Clínio.
No final da tarde, antes da virada da maré, um catamarã de 100 lugares leva os foliões de volta a Salvador, numa espécie de cruzeiro que passeia pela Baía de Todos os Santos, com uma festa a bordo. Além dessa embarcação, outras lanchas pequenas farão o percurso. Se vai ser sucesso, vamos ver depois do Carnaval. Mas, que será diferente, isso não resta dúvidas. E é isso que me move: o diferencial, completa Clínio.
A coluna Sotaque Baiano sai diariamente neste espaço, até o Carnaval. Correspondência para R. Professor MiltonCayres de Brito, 204 - Caminho das Árvores, Cep 41822-900 ou pelo fax 3340-8712