Policiais militares da 53ª CIPM (Mata de São João) prenderam, nessa terça-feira, 26, o cearense Francisco Ericson Cabral Oliveira, 37 anos, no momento em que ele montava um equipamento conhecido como “mosquitinho” – aparelho que captura senha de cartões bancários – em um caixa eletrônico da localidade de Praia do Forte, em Mata de São João (a 56 quilômetros de Salvador). Ele foi conduzido à delegacia local e autuado em flagrante, por tentativa de estelionato.
De acordo com o delegado Marcos Laranjeira, que preside o inquérito, Oliveira confessou o crime. “Revelou ter comprado o teclado preparado por R$ 15 mil, em mãos de um homem conhecido como Júnior, e que recebeu e pagou o equipamento em Porto de Galinhas, em Pernambuco, antes de vir para a Bahia”, relatou Laranjeira, se referindo ao teclado semelhante ao do caixa eletrônico do banco HSBC, com o mosquitinho montado.
Ainda no depoimento do cearense, ele disse ter chegado à capital baiana há cerca de dois meses, e em Praia do Forte no último sábado. O delegado Laranjeira solicitou apoio ao colega Márcio Allan Assunção, titular da especializada em repressão a Estelionato em Outras Fraudes (DREOF), em Salvador, para investigar se Oliveira cometeu crimes também na capital baiana. “Ele estava de posse de um carro alugado, pagou R$ 2 mil adiantado, o dinheiro pode ser fruto de golpes”.