Desde a noite de domingo, 7, até as 18h desta segunda-feira, 8, a Defesa Civil (Codesal) registrou 45 ocorrências em Salvador. Conforme a Codesal, foram seis ameaças de desabamento em Itapuã (2), Mussurunga, em Marechal Rondon, Pernambués e Tancredo Neves.
O órgão contabilizou ainda 16 ameaças de deslizamento em Caixa D´Água, Saramandaia, Nova Brasília, Pituaçu, Jardim Nova Esperança, Capelinha de São Caetano, Cosme de Farias, Bom Juá, Engenho Velho de Brotas, Horto São Caetano, Rio Vermelho, Fazenda Grande do Retiro, Castelo Branco, Tancredo Neves e São Caetano.
A Defesa Civil também registrou um desabamento de muro em Paripe, 11 deslizamentos de terra e duas pistas tombadas na Pituba e na Liberdade, além de duas ameaças de desabamento de muro, na Pituba e em Coutos, quatro árvores caídas na Calçada, no Rio Vermelho, Itaigara e Itapuã, uma avaliação de área em Cajazeiras e uma orientação técnica em Boa Viagem.
Promessa - Em nota, a prefeitura de Salvador prometeu preparar a cidade para o período de chuvas com uma série de intervenções na cidade, como por exemplo a estabilização e recuperação de encostas, limpeza e revestimento de canais, obras de macro e microdrenagem, desobstrução de galerias tubulares, de poços de visita, pavimentação de ruas, entre outros.
Segundo a assessoria do órgão, as ações devem impedir o deslizamento de terras, que tem maior ocorrência durante a chuva, e evitar alagamentos em ruas e avenidas.