A Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) foi condenada a pagar R$ 310,7 mil de indenização por danos morais e materiais a Anália Ferreira Sena, pela morte da sua filha, Elizabete Ferreira Sena, 38 anos. Bete, como era conhecida a promotora de eventos, morreu em 6 de maio de 2004, vítima de uma descarga elétrica emitida por uma caixa padrão de energia, no município de Guanambi, a 798 km de Salvador.
A decisão, proferida pela juíza da Vara da Fazenda Pública de Guanambi, Adriana Silveira Bastos, foi confirmada pela 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, que fixou a indenização por danos material e moral.
A caixa estava sem manutenção e enferrujada. Mesmo sem utilização, o equipamento estava ligado ao sistema de fiação da Coelba.
A unidade de relações com a imprensa da Coelba informou, por meio de Magnólia Cavalcante, que o processo está em fase de execução judicial. Disse ainda que a empresa está avaliando o valor da indenização para liquidação.
Tragédia – Na ação, o advogado da família, Custódio Lacerda de Brito, relatou que a vítima estava num evento musical na Praça Henrique Pereira Donato, conhecida como “Praça do Feijão”. Apesar de ser um local público, os sanitários estavam fechados, obrigando as pessoas a fazerem as necessidades fisiológicas a céu aberto.
O único espaço encontrado por Bete foi uma área próxima ao sanitário, oculta apenas pelas colunas de sustentação do palco de shows. Ao se levantar, Bete se encostou no padrão de energia e recebeu uma forte descarga elétrica, ficando desacordada.
O médico Renato Assunção Junior, que estava próximo, tentou salvar a vítima, mas foi repelido pela descarga elétrica.
A pulsação de Bete caiu bastante e ela ficou sem reação. Socorrida e encaminhada ao pronto socorro do Hospital Regional de Guanambi, já chegou sem vida.
O incidente aconteceu por volta da meia-noite e foi testemunhado, dentre outras pessoas, pela então coordenadora do Senac, Deicimar Pereira Mendes.
Segundo relato de Deicimar à polícia, ambas estavam na praça fazendo a distribuição de camisetas para uma festa que aconteceria numa fazenda, no dia seguinte. O evento era organizado pela própria Bete.