Saudade. Nos bailes que levam no nome a palavra que só existe em português, o clima é de saudável nostalgia. As músicas são de ontem – boleros, tangos, serestas, no máximo um arrocha – mas os amores nascem no presente e, alguns, se projetam para o futuro. É esse cenário, de encontros e desencontros entre uma dança e outra, que a revista Muito mostra aos leitores neste domingo.
Saudade é uma palavra que definitivamente não faz parte do dicionário de Armando Daltro, surfista que alcançou a melhor colocação no ranking mundial já conseguida por um baiano. Numa entrevista exclusiva, ele põe o surfe baiano na parede e diz que a culpa da lacuna existente entre a sua geração e a atual é conseqüência da falta de investimento, do empresariado e do governo estadual.
Também colado no presente, e sem nostalgia, o estilista baiano Tarcísio Almeida foi um dos destaques do Rio Moda Hype, espaço para jovens talentos dentro do Fashion Rio. A edição desta semana da Muito traz trabalhos de Almeida e de mais cinco jovens estilistas e marcas: Thaís Losso, Rita Wainer, Juliana Jabour, Filhas de Gaia (Marcela Calmon e Renata Salles) e Totem. Esta última, com uma homenagem à tropicália e ao poeta baiano Waly Salomão (1943-2003).
Esportes radicais - Enquanto alguns buscam amor nas pistas de dança, outros suportam dores e privação por outro tipo de paixão, o esporte. São os atletas das corridas de aventura, modalidade que mescla trekking, canoagem, mountain bike, rapel e caminhadas, e que comemorou, em abril, 10 anos de competições no Brasil.
E o São João, claro, não ficou de fora. Mas a matéria de gastronomia da Muito passa longe do convencional. Na edição da semana, os leitores conferem outros sabores do milho, para além das tradicionais canjicas, com dicas de pratos mais refinados e receita exclusiva preparada pelo chef Uelcimar Santos, do restaurante-escola do Senac.
Esta semana, a Muito traz, ainda, um papo rápido com o poeta Luís Antonio Cajazeira Ramos, na seção Orelha, um perfil da artista visual Andrea May e dicas bacanas de lugares para ir, seja em Salvador ou em San Miguel de Tucumán (Argentina), além de artigos zen que valem a pena ter à mão. E, mais, a crônica semanal de Aninha Franco, e a releitura sensível da realidade, feita pela fotógrafa Valéria Simões, artista convidada deste mês da seção Parede.